Tipos de trabalho em plataformas petrolíferas

Uma plataforma petrolífera acolhe profissionais de diversas áreas, já que é uma pequena (grande) cidade no meio do mar, é essencial que seja completamente auto-suficiente e que tenha todo o tipo de profissionais a trabalhar 24h por dia.
Existem profissionais formados a nível superior, e outros aprendizes de diversas funções.
As pessoas que trabalham dentro da plataforma estão divididas em 3 áreas de trabalho completamente distintas umas das outras: área de perfuração, área de exploração e manutenção/serviços.
Na área de perfuração, trabalham pessoas como engenheiros geólogos, perfuradores e seus ajudantes, mergulhadores, engenheiros submarinos, etc. Para esta área os cursos a tirar deverão estar ligados às energias e às engenharias, assim poderá usufruir de um lugar com maiores condições e o seu ordenado poderá ser bastante superior. Há ainda a hipótese de ser apenas um ajudante, e aí o seu ordenado poderá ser mais baixo, no entanto não é necessário um curso superior.

Na área de exploração, trabalham pessoas como biólogos químicos, operadores de máquinas, mecânicos, soldadores, electricistas, pintores, motoristas, etc. Para esta área os cursos deverão estar ligados principalmente às engenharias mecânicas, ambientas, químicas e físicas. Estas profissões são as mais importantes em toda a plataforma, e são elas responsáveis pela maior parte do trabalho que é feito nelas.

Na manutenção e serviços trabalham pessoas como cozinheiros e ajudantes de cozinha, empregados de mesa, de quartos e limpeza, enfermeiros, médicos, administrativos, informáticos, engenheiros de comunicações. Por isso os cursos a fazer são os mais diversos. Cursos ligados à saúde (medicina, enfermagem), cursos vocacionados para a informática e para as comunicações (engenharia informática ou engenharia de telecomunicações), ou até mesmo cursos especializados para tarefas hoteleiras, como ser-se cozinheiro ou ajudante.
Assim, dentro de uma plataforma petrolífera, são precisos profissionais de quase todas as áreas, desde que tenha experiência e conhecimentos suficientes, facilmente conseguirá um lugar numa plataforma para trabalhar.