Segurança do Trabalho em Plataformas de Petróleo

Trabalhar numa plataforma petrolífera é bastante apetecível em termos monetários mas é também necessário conhecer os perigos da profissão para se ter segurança no trabalho em plataformas de petróleo.

As condições oferecidas aos trabalhadores são excelentes. Dispõem de todas as comodidades e luxos que se podem encontrar nos melhores hotéis. O período de férias e também bastante prolongado mas quando á para trabalhar o relógio não abranda.

Nas semanas em que um trabalhador passa nas plataformas não existem dias de descanso, as semanas têm 7 dias de trabalho.

As condições de trabalho são muito complicadas nas plataformas porque faz parte do trabalho utilizar materiais inflamáveis. Parte desses materiais são queimados em grandes chamas que todos podem ver em imagens de plataformas e os restantes tem de ser separados do petróleo.

Outro dos perigos vem do sulfito de hidrogénio um gás muito tóxico e que está presente no petróleo que é retirado do furo.

Para além disto os trabalhadores têm de usar maquinaria pesada em condições muito difíceis, debaixo de tempestades e com a influência do vento. Qualquer erro nestas condições pode levar a ferimentos graves ou mesmo pior.

As empresas apostam numa formação constante e programas de treino para situações de emergência. Por um lado estas formações protegem os empregados mas também a própria plataforma e o elevado investimento que é necessário.

A segurança do trabalho em plataformas de petróleo é fundamental e os que lá trabalham sabem disso tendo sempre presente o que aprenderam nas formações.