Onde se candidatar

Nos dias de hoje, cada vez mais é complicado encontrar um bom emprego, onde apesar do trabalho, se consiga uma remuneração ajustada. Perante este cenário, a possibilidade de enveredar por trabalhar numa plataforma petrolífera torna-se cada vez mais real e aliciante, principalmente devido aos ordenados oferecidos pelas empresas que se ocupam da exploração dos poços de petróleo. É no entanto importante referir que, apesar de uma remuneração atractiva, existem alguns aspectos menos positivos que deve ter em conta caso pondere entrar neste mercado de trabalho.

candidatar1

Apesar de estes factores serem facilmente ultrapassáveis, devido fundamentalmente à vontade e à necessidade de se conseguir um bom emprego, é fulcral que tenha em atenção que todos estes trabalhos funcionam na sua maioria por turnos e que os postos de trabalho são geralmente em alto mar (onde o trabalhador ficara residente por determinados períodos). Na generalidade, os períodos de trabalho são intermitentes, sendo que, após um período de algumas semanas na plataforma, é geralmente atribuído ao trabalhador um período de férias com duração idêntica.

Apesar do interesse crescente por se trabalhar neste ramo, muitas das vezes as pessoas não sabem onde se devem dirigir para submeterem as suas candidaturas. Existem várias empresas responsáveis pela exploração de plataformas petrolíferas, no entanto, na maioria dos casos, estas utilizam a subcontratação como forma de preencherem as vagas de trabalho existentes, recorrendo assim a empresas intermédias que se ocupam de recrutar os trabalhadores necessários. Existem ainda alguns casos onde é a própria empresa responsável pela exploração que trata também da admissão de novos trabalhadores.

O processo de recruta para os postos de trabalho nestas plataformas, como já foi referido, nem sempre é efectuado pelas próprias empresas, mas sim por empresas intermediárias. Conheça então algumas das empresas a que se pode dirigir caso esteja interessado em se candidatar a um trabalho neste ramo.

  • A Maris Subsea faz parte do Global Energy Group [www.gegroup.com/maris-subsea.htm] e selecciona regularmente trabalhadores para postos de trabalho em plataformas petrolíferas. O Gobal Energy Group é um grupo prestador de serviços que se compromete com a qualidade e segurança em todos os serviços que presta. Este grupo opera actualmente com as principais empresas exploradoras de petróleo e de gás, sendo responsável por encontrar as pessoas certas para os trabalhos solicitados pelas empresas.
  • A British Petroleum, vulgarmente conhecida por BP [http://www.bp.com], é uma empresa multinacional com sede no Reino Unido e que opera no sector de energia, principalmente de petróleo e gás. Certamente que conhece esta empresa, fundamentalmente pela sua actividade de produção e comercialização de combustível.
  • A ExxonMobil [www.exxonmobil.co.uk] é um líder mundial no negócio do petróleo e da petroquímica e encontra-se presente em aproximadamente 200 países. A sua área de actividade é fundamentalmente a exploração e produção de petróleo e gás, fabricação e comercialização de combustíveis, lubrificantes e produtos químicos, geração de energia eléctrica e carvão mineral. A ExxonMobil recruta regularmente engenheiros e técnicos para as plataformas que explora.
  • A Technip UK [www.technip.com] é também ela uma empresa líder de mercado, no entanto actua no campo da engenharia e construções submarinas. Esta empresa ocupa-se do fornecimento de bens, produtos e serviços que permitem o desenvolvimento seguro dos campos offshore de petróleo e gás. Actualmente, é uma das maiores empregadoras em Aberdeen, na Escócia, mantendo nos seus quadros aproximadamente 800 funcionários.
  • A Progressive Recruitment Ltd [www.progressive.co.uk] é uma empresa especialista no recrutamento mundial de trabalhadores para o ramo da exploração de petróleo e gás. Esta empresa procura actualmente satisfazer todas as necessidades de várias organizações da Europa (todo o reino unido e resto da Europa), Médio Oriente, Extremo Oriente e Austrália.

Caso seja do seu interesse candidatar-se a um emprego neste ramo, deverá começar por aceder aos sites das várias organizações referenciadas anteriormente. Em todos os casos está disponível nos respectivos sites uma área para submeter a sua candidatura e/ou uma área com uma lista de oportunidades de emprego existentes às quais se poderá candidatar. Em Portugal existem também algumas empresas que dizem fazer o recrutamento de trabalhadores para plataformas, no entanto as experiencias contadas por pessoas que já recorreram às mesmas não transmitem grande fiabilidade. Como em qualquer outro trabalho, procure sempre saber todas as condições do seu contrato e quais as condições proporcionadas.

Partilhar