Galp vai extrair gás brasileiro

galp-gas-natural-brasilA companhia petrolífera portuguesa Galp faz uma parceria com a brasileira Petrobras para desenvolver uma nova e inovadora unidade flutuante de liquefacção de gás natural. A estas duas empresas, juntam-se também a Repsol e a BG Group.

Este projecto está a ser desenvolvido na bacia de Santos, a cerca de 300 km da costa brasileira, permitindo assim um armazenamento mais rápido e eficaz do gás natural.

Os membros desta parceria “decidiram avaliar a instalação de uma unidade flutuante para escoar o gás natural produzido no pré-sal”, diz a Galp em comunicado. Nessa plataforma inovadora, será possível passar o gás natural do estado gasoso para o estado líquido de forma a facilitar o transporte para a costa.

No entanto, a decisão definitiva será tomada em 2011 “após a análise de viabilidade técnica e económica da solução de engenharia apresentada”, tendo em conta que o consórcio vai também estudar outras hipóteses, designadamente a “instalação de novos gasodutos submarinos”.

Por enquanto, o investimento global no projecto não foi ainda apurado.