Como se candidatar

Os empregos para os quais se pode candidatar numa plataforma petrolífera, de uma maneira geral dividem-se em 3 áreas, área de perfuração, área de exploração/refinarias e manutenção de serviços. É dentro destas áreas que se revelam diversas oportunidades de emprego. Sendo o seu objectivo trabalhar neste ramo, deve então começar por seleccionar as áreas a que se pensa candidatar, para que assim se torne menos complicado seleccionar as ofertas de emprego a que irá futuramente submeter a sua candidatura.

comosecandidatar

Para se candidatar a qualquer uma das funções inseridas nas 3 áreas indicadas, você deverá enviar, para além de artigos especificados pela empresa angariadora, o seu Curriculum Vitae (CV) devidamente acompanhado da sua carta de apresentação. É importante que tenha também em atenção, a possível necessidade de ter que conseguir um visto de trabalho no país em que a plataforma está instalada, uma vez que como saberá, a exploração petrolífera estende-se a todo o mundo e as várias empresas do ramo actuam a nível mundial. Para além do já referido, serão ainda necessários alguns documentos, como por exemplo o Bilhete de Identidade e o passaporte. Para trabalhar numa plataforma petrolífera em alto mar, será sempre necessário ter um curso de sobrevivência marítima, mas caso não possua não será uma limitação, pois este curso, tal como outros complementares, são quase sempre assegurados pela empresa empregadora, no entanto caso já o possua poderá ser dada prioridade à sua candidatura. Não se esqueça que todos os documentos e toda a comunicação com a empresa empregadora deverão ser feitos em inglês.

Perfuradores, Ajudantes de Perfuradores, Operadores de Grua, Trabalhadores de Torre, Ajudantes de Piso e Ajudantes Rotativos, são postos de trabalho que se incluem na área de Perfuração. São normalmente exigidas aos candidatos aos cargos, algumas características técnicas específicas, variando estas características conforme a função a desempenhar e conforme a empresa que se ocupa do processo de recruta. Neste grupo existem ainda outras funções, para as quais as empresas exigem cursos de nível superior para além das características específicas requeridas.

Na Área de Exploração/Refinarias para cada um dos postos de trabalho são normalmente requeridos cursos superiores nas respectivas áreas, existindo no entanto também algumas excepções. Para esta Área há os postos de trabalho são geralmente dirigidos a Biólogos, Químicos, Capitães de Barcaças, Operadores de Máquinas, Mecânicos, Soldadores, Armadores de Ferro, Electricistas, Pintores e Motoristas.

Por ultimo, na área de Manutenção e Serviços, existem postos de trabalho para Empregados de Mesa, Empregados de Quartos e Empregados de Limpeza, estes são na teoria os postos de trabalho mais acessíveis a pessoas sem cursos superior e normalmente não são exigidas características especiais para desempenhar estas funções. Por outro lado, nesta área existem também postos de trabalho para Cozinheiros, Ajudantes de Cozinha, Enfermeiros, Administrativos, Informáticos, Pilotos de Helicóptero e Pessoal de Comunicações, para as quais são exigidos cursos superiores e/ou cursos técnicos nas áreas respectivas.

Normalmente, as empresas empregadoras na área da exploração petrolífera valorizam bastante a experiência dos candidatos, em lugares semelhantes aos que se encontrar a candidatar. Caso esteja interessado em trabalhar numa plataforma petrolífera e possua as competências técnicas necessárias, envie todos os documentos requisitados para as empresas responsáveis pela recruta e candidate-se às oportunidades disponíveis que lhe despertem interesse e para as quais julga ter as competências necessárias.

Partilhar